Laboratório de Análises Clínicas Auxiliar

Atendimento ao cliente:

(51) 3714-4900

Teste de Paternidade:

confiabilidade e precisão.

Resultados de Exames

Acesse Aqui seus Resultados de Exames

Laboratório Auxiliar Laboratório Auxiliar Laboratório Auxiliar Laboratório Auxiliar

Dúvidas sobre exames

01 - Alimentação X resultados de exames:

De maneira geral é recomendado um período de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Essa indicação deve ser atendida, pois após a ingestão de alimentos ocorre a circulação de certos elementos provenientes da refeição os quais podem interferir em algumas metodologias laboratoriais e prejudicar a realização do exame. A dosagem de triglicérides é um exemplo clássico de exame que sofre influência da dieta diária prévia à coleta, mesmo respeitando-se o período regulamentar de jejum.

Por outro lado o jejum prolongado também não é adequado para a realização de determinados exames. Para a dosagem da Glicemia recomenda-se jejum mínimo de 8 horas e máximo de 14 horas, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) para coleta de sangue venoso orientam que devem ser evitadas coletas de sangue após períodos de acima de 16 horas.

02 - Horário para realização de exames que necessita de jejum.

Classicamente, a melhor condição para coleta de sangue para realização de exames de rotina é o período da manhã, embora não exista contra-indicação formal de coleta no período da tarde, salvo aqueles parâmetros que sofrem modificações significativas no decorrer do dia (exemplo: cortisol, TSH, etc.). Assim, obedecendo-se ao tempo estipulado de jejum, alguns exames podem ser colhidos à tarde desde, porém deve-se entrar em contatocom o laboratório para agendamento e orientações a serem seguidas.

03 - Água X jejum

A ingestão de água em quantidade adequada (sem exagero), no decorrer do jejum alimentar, não prejudica a realização de exames de sangue. O ideal é tomar água com moderação, pois o excesso pode interferir nos exames de urina, principalmente naqueles que necessitam colher urina 24 horas.

04 - Alimentação adequada para os resultados dos exames serem confiáveis

Para alguns exames pode ser sugerida uma dieta especial, mas para a maioria, o indivíduo não deve alterar sua rotina alimentar, a menos que haja orientação médica. Porém deve-se respeitar, sempre, o período de jejum recomendado para os exames que serão realizados.

05 - A ingestão de café ou o fumo não é permitida antes da coleta.

A cafeína pode induzir a liberação de adrenalina, que, por sua vez, estimula pequena elevação da glicose e outros elementos no sangue. Da mesma maneira o fumo também interfere no resultado de determinados parâmetros, pois eleva a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobina, no número de leucócitos e de hemácias e no volume corpuscular médio. E ainda, o fumo causa redução na concentração de HDL-colesterol.

06 - Uso de medicação antes da coleta não deve ser suspenso.

A medicação deve ser mantida conforme orientação do médico. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento. Para drogas de monitorização terapêutica, cuja coleta de sangue é sugerida imediatamente antes da próxima dose, é conveniente o paciente trazer consigo o medicamento em uso, para evitar ultrapassar o horário programado para a medicação.

07 - Exames X exercícios físicos

Em geral o efeito da atividade física sobre alguns parâmetros sanguíneos é transitório e depende das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e da eventual modificação fisiológica que a própria atividade física condiciona. Esta é a razão pela qual se prefere a coleta de amostras com o paciente em condições basais. O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a creatinoquinase, a aldolase e a aspartatoaminotransferase. Esse aumento pode persistir por 12 a 24 horas após a realização de um exercício.

08 - Exame de sangue com quando o paciente apresenta gripe, resfriado ou febre:

Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está debilitada para identificar a causa. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Avise seu médico que a realização dos exames foi durante a gripe, resfriado ou febre e siga a orientação do laboratório.

09 - Após a coleta de sangue o local pode ficar roxo:

O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção e essa formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. Caso a formação do hematoma seja identificada durante a punção deve-se fazer compressão local durante, pelo menos, dois minutos. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. É importante lembrar que o procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta, contribuem para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem-sucedida.

Importância de desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame qualitativo de urina ou urocultura do jato médio.

Para a investigação de infecção urinária é importante que o material não esteja contaminado com resíduos uretrais, portanto é necessário desprezar o primeiro jato para diminuir os resíduos urinários, células e secreções presentes na uretra.

10 - Menstruação, cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina:

O ideal é fazer o exame fora do período menstrual, contudo, nos casos de urgência a urina pode ser colhida tomando-se cuidado com a assepsia para tentar evitar que o sangue menstrual se misture à urina. O mesmo é válido para cremes e óvulos, devendo-se adiar a coleta por 48 horas ou no caso de urgência fazer assepsia rigorosa, eliminando resíduos dos produtos.

11 - O exame de urina pode que ser colhido na primeira urina da manhã e ao longo do dia quando necessário.

Algumas características da urina modificam-se ao longo do dia, em razão do jejum, do tipo de dieta, da atividade física e do uso de medicamentos, por isso, geralmente recomenda-se a primeira urina da manhã e deve-se seguir a orientação médica. Na ausência desta solicitação e em caso de urgência, amostras podem ser colhidas em qualquer período do dia, desde que haja em torno de 3 horas de retenção urinária.

12 - Coleta de urina 24h

1) Solicitar frascos no Laboratório;

 

2) A primeira micção(urina) da manhã deve ser desprezada, esvazie completamente a bexiga. Marcar a hora exata em que terminou de urinar;

 

3) A seguir, coletar todas as urinas seguintes do dia e da noite até completar 24 horas, sem perdas, incluindo a primeira micção do dia seguinte. Exemplo: Se a coleta inicia as 8 horas, ela deve terminar às 8 horas do dia seguinte;

 

4) Assim que finalizar as coletas, leve a urina imediatamente ao Laboratório.

Observações:

a)  Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.

b) Durante a coleta o recipiente com a urina deve ser guardado emlugar fresco (no refrigerador, se possível).

c) Se houver a necessidade de usar outro recipiente além do fornecido pelo Laboratório, utilizar embalagens descartáveis de água mineral, enfatizando sempre a necessidade de se efetuar uma rigorosa limpeza prévia.